Image

Pra onde seu lixo vai?

O valor e os benefícios da coleta seletiva e da reciclagem, todos sabem, e eu sou daquelas que vestem a camisa, separo tudo o que é reciclável em minha casa e se estou em um local que não tem lixo reciclável, levo o que eu usei para minha casa para jogar no lixo certo.

Me orgulhava de minha cidade por ter coleta seletiva. Quando criança, visitei com a escola locais que realizavam a reciclagem e para mim estava embutido em minha consciência o dever do cidadão em reciclar. Como que uma pessoa poderia jogar algo que levasse mais de 100 anos para se decompor, como é o caso do plástico e do metal, em um lixo comum? Sendo que se tem a possibilidade de ele ser reciclado e além de diminuir o volume do lixo nos aterros sanitários, evita de se retirar mais matéria prima, degradando o ambiente. Pessoas sem esse tipo de consciência me deixam indignada. Mas até aí, eu sempre fiz minha parte nesse quesito.

Porém, já há algum tempo, a empresa responsável pela coleta seletiva em minha cidade está deixando a desejar. Na internet, há várias pessoas em fóruns, blogs e sites reclamando sobre esse serviço. Os caminhões deixam de passar em muitos bairros, e mesmo no meu, há dias em que não passa na minha rua. O que dá margem para vândalos emporcalharem as ruas.

E mais uma notícia que me deixou muito chateada foi a de um motorista dessa empresa, que disse que apenas pequena parte do coletado era realmente reciclado, o resto é encaminhado para os lixões e aterros.. Baixos salários, dificuldade no pagamento de horas extras, não possuírem uniformes adequados, essas são algumas das queixas dos funcionários, que acabam por não realizar o trabalho devidamente.

Claro que a própria população contribui para a sujeira nas ruas..além de jogar o lixo no chão o que eu acho o cúmulo do absurdo, muitas pessoas não seguem os lixos corretos, colocando orgânico em reciclável e vice-versa, dificultando tudo mais ainda!

Mas, para aqueles que se preocupam com o meio ambiente e se deparam com essas questões, de que o lixo que você cuidadosamente separou em sua casa não estar sendo de fato reciclado, o que fazer então?

Eu não tenho uma resposta eficaz, mas acho que a informação nos leva mais facilmente a alternativas, mesmo que não sejam as ideais, mas que pelo menos ajudam um pouco.

Reclamar com a prefeitura é uma alternativa, mas enquanto você tem de esperar sentado pelas providências a serem tomadas, há um site interessante que pesquisei, que mostra um mapa com todos os pontos de coleta de diferentes materiais por diferentes empresas. É só escolher o mais próximo da sua casa!

http://www.rotadareciclagem.com.br

Procure se informar dos locais que recebem outros tipos de lixo, como pilhas, baterias, óleo de cozinha.. Eles existem e são de extrema importância, pois estes lixos no ambiente, causam um grande impacto! E mesmo no lugar onde trabalha, você pode questionar, se não houver, lixos recicláveis e como destinam seus resíduos.Você pode dar idéias e colaborar com o meio ambiente na empresa em que trabalha!

Acredito que todos nós podemos através destes atos, destinarmos o nosso da melhor forma possível! As grandes mudanças só acontecem se as pequenas forem realizadas também! Está nas mãos de cada um de nós!

Boa tarde a todos e joguem o lixo no lixo!

reciclar

Deixe uma Resposta

