Água: até quando você vai desperdiçar?

O post de hoje é sobre água e seu desperdício em casa. É um assunto que ouvimos falar no primário e até fazíamos trabalhinhos sobre isso.. e por esse motivo, por ter sido há tanto tempo, é que deixamos de recordar de como isso é importante.
Estamos tão atarefados nos dias de hoje, com mil e uma coisas para se preocupar que todas as nossas ações se tornam automáticas!
Para agirmos de forma mais sustentável, precisamos sair da zona de conforto e prestar atenção nos detalhes. Aliás, não é só o meio ambiente que paga, nós também pagamos por isso!
O poder público cobra caro nas contas de água e esgoto, porque o gasto de seu tratamento e seu bombeamento é alto. Temos de lembrar também que estamos retirando um recurso natural limpo e o devolvendo sujo, na forma de esgoto.
Além disso, no Brasil, o desperdício de água chega a ser de 70% nas residências! E nestas, o gasto se dá praticamente inteiro no banheiro, com 78% do total da água.
Vamos então tornar essas ações mais responsáveis em ações automáticas!
Aqui vão algumas dicas de como evitar o desperdício e como poder reaproveitar a água.

BANHO: Um banho demorado, pode gastar de 95 a 180 litros!! Banhos de 5 a 15 min. gastam menos água e energia elétrica. Durante o banho, pelo menos nos dias mais quentes, não precisamos ficar com o chuveiro ligado o tempo inteiro, mesmo porque, saímos dele para nos ensaboar.

ESCOVAR OS DENTES: Ainda há pessoas no planeta Terra que escovam os dentes com a torneira aberta!!! Algumas ainda tem coragem de falar que gostam de ouvir o barulhinho..! Dá um tempo! Compre uma fonte ou sei lá. São mais de 12 litros perdidos em uma escovação, água limpa e tratada, que provavelmente nunca poderá ser utilizada de novo da mesma forma.

DESCARGA: Não fique pensando na vida enquanto puxa a descarga, uma válvula de privada no Brasil, quando acionada por mais ou menos 6 segundos, gasta mais de 14 litros de água. As bacias sanitárias acopladas ao vaso gastam 6 litros por acionamento.
Há também as descargas inteligentes. Vasos sanitários mais modernos possuem um mecanismo que reduz ainda mais o volume de água. Para resíduos líquidos utilizam 3 litros, e para os sólidos, 6 litros. Quem tem mania de jogar lixo na privada também prejudica o volume de água usado, que é maior, além de poder entupir o vaso.

TORNEIRA: Uma torneira pode gastar por dia:

Gotejanto – 46 litros
Aberta em 2mm – 4.512 litros
Aberta em 6mm – 15.400 litros
Aberta em 12mm – 33.984 litros

Utilizar torneiras com sensores é uma ótima opção!

Aparelhos redutores de fluxo também são ótimos para economizar, são simples e baratos e podem ser colocados em torneiras e chuveiros, podendo reduzir o consumo até pela metade!

LAVAR LOUÇA: Lavar uma louça grande, com talheres pratos e panelas, pode consumir até 105 litros de água! Uma maneira para reduzir é enxaguar a louça, fechar a torneira enquanto ensaboa e depois enxaguar tudo de uma única vez.

Para lavar o carro ou a calçada, o ideal é utilizar um balde.Porque tem muita vizinha que fica papeando enquanto a mangueira está aberta e gastando água.

Há também várias maneiras de se captar água da chuva. Desde baldes e bacias deixadas no quintal enquanto chove, para molhar os vasos e jardins posteriormente, até instalar um sistema de captação de água em casa.
Os elementos constituintes de um sistema de captação de
água pluvial são:

  • área de captação (telhado),
  • componentes de transporte (calhas e tubulações),
  • e cisterna.

Estes elementos são de fundamental importância para se determinar a água que poderá ser aproveitada.

Esta tecnologia consiste em captar a água da chuva através do telhado
e através das calhas, e conduzir a água para um reservatório, a cisterna.Esta
água pode ser utilizada para fins menos nobres ou para ser potável, necessitando a instalação de filtros com carvão ativado, contribuindo também para a diminuição de inundações por diminuir a quantidade de chuva introduzida nas redes de esgoto.

 

Sistema de captação de água da chuva

O que está em verde na gravura ilustra a água oriunda das chuvas, e em azul a água oriunda das redes públicas.

Uma boa tarde a todos e uma boa economia de água!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s