E-LIXO!

A tecnologia hoje em dia está cada vez mais rápida e inovadora. É incrível o que achamos no mercado para comprar. Computadores, celulares, cada vez mais bonitos, elegantes e modernos..
E é claro, esses novos designs sempre atiçam nosso desejo consumista.. Ah, meu celular já está velho!! Tem um ano já!!Ou nem isso!! E compramos outro e encostamos o “velho” dentro da gaveta da bagunça..
E assim vai com esse e muitos outros eletrônicos.. Porém, ao adquirirmos essas novas aquisições, ninguém nos diz aonde podemos descartar as antigas. Caso ninguém tenha parado para pensar nisso, pra que lixo vai os produtos eletrônicos?
Pilhas e até baterias a gente já ouviu falar, mas e as mídias de cds e dvds? Também vão para algum lixo especial? São recicláveis? São lixo comum?
É impotante termos a consciência de que esses produtos, chamados e-lixo, possuem substâncias que são tóxicas e poluem o meio ambiente, como o manganês, bário e chumbo. Essas substâncias podem infiltrar no solo e na água e causar problemas muito perigosos!
Por definição, o e-lixo é todo equipamento que possua ou utilize circuitos eletrônicos para seu funcionamento.
Os exemplos são:

• computadores, desktops, notebooks, netbooks
• impressoras, teclados, mouses, caixas de som
• placas de rede, pentes de memória, HDs
• celulares, pagers, equipamentos de telefonia
• câmeras fotográficas, players de música
• televisores, refrigeradores
• brinquedos, calculadoras
• CDs, DVDs, disquetes

Muitas empresas desse ramo e de vários outros, utilizam a logística reversa, ou seja, eles além de produzir, possuem uma destinação final segura para seus produtos quando já não são mais úteis. Ou eles têm serviços de busca nas residências ou tem postos para a coleta.
Papa-pilhas e papa-baterias são mais comuns, encontradas em grandes supermercados, shoppings ou até nos próprio local de trabalho. Não as joguem em lixo comum, se informem onde há um papa-pilhas/baterias mais próximo de sua residência, guarde-as num cantinho até ir ao local para dar a destinação correta.

Já para os computadores e celulares velhos, também não está mais tão difícil se livrar deles, há muitos lugares que são os museus do computador, lojas de equipamentos eletrônicos e até alguns supermercados, coletam esse tipo de lixo e encaminha para uma reciclagem. Para os celulares, as lojas que os vendem também recolhem, basta se informar.
Em são Paulo já é bem comum, o Centro de Computação Eletrônica, na USP, já está com esse serviço não só para os estudantes, mas está abrindo para a população em geral também!

A saber:

http://www.cce.usp.br/

Aproveitamento e reciclagem de computadores

O projeto e-lixo maps, é uma parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e o Instituto Sergio Motta é um site em que você busca os locais que recebem e reciclam esse tipo de resíduo.
O bom é que você pode encontrar o que for mais próximo de sua casa ou trabalho, e você coloca o tipo de lixo eletrônico, o que é muito mais específico!
Funciona praticamente como um google maps!

http://www.e-lixo.org/

Nesse site, você também acha a destinação das mídias de cds e dvds, mas é mais difícil de encontrar.
Eles são sim recicláveis, pois são compostos de plástico e metais, que podem ser separados e reciclados, mas não é qualquer lugar que recicla esse tipo de lixo, então não basta jogá-los no lixo reciclável.
Mas não há legislação vigente sobre o descarte desse tipo de lixo e nem educação ambiental o bastante, o que acaba por encher os lixões e aterros com esse tipo de resíduo.

Um site muito interessante fala sobre os componentes do cd e como eles são reciclados, achei melhor postar os links do que reescrever tudo!

http://www.setorreciclagem.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=412

http://www.setorreciclagem.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=907

Vale a pena ler.

Vale a pena também, utilizar dessa tecnologia e modernidade, que é a internet e o telefone, para sabermos onde podemos destinar os cds que não queremos mais.
Uma alternativa é ligarmos para lojas de tecnologia e perguntarmos se eles sabem de alguma destinação, ou para supermercados que recolhem outros tipos de lixos eletrônicos e assim por diante. Há sim lugares que recolhem, portanto, vamos ser responsáveis e dar a destinação correta a eles.
Se a quantidade for pequena, e você gostar de artesanado, pode até reutilizar essas mídias e fazer algo útil pra você! Há muitas idéias interessantes na internet também que você pode fazer.

Boa tarde a todos e lixo correto para o e-lixo hein!!

One response to “E-LIXO!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s