Alimentos orgânicos x convencionais

A procura por alimentos orgânicos é crescente ano após ano. O que leva uma pessoa a preferir tais alimentos? Seriam eles mais saudáveis? Melhores para o meio ambiente? Para o produtor?

A utilização de substâncias tóxicas para controlar pragas na lavoura data de muito tempo atrás. Cerca de 3.000 anos a.C., manuscritos chineses já indicavam o uso enxofre e do arsênico para controlar as pragas. Porém, foi na Segunda Guerra Mundial que os agrotóxicos industriais foram amplamente utilizados.

Há especialistas que afirmam a utilização destes agrotóxicos não ser maléfica à saúde desde que usados de forma correta e comedida. Contudo, o Brasil foi incluído em um relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) como um país em que há exagero no uso de agrotóxicos. Análises realizadas pelo Instituto Biológico de São Paulo mostram que os alimentos recordistas em resíduos deste produto são o morango e o tomate. Além disso, verificou-se a aplicação do mesmo em culturas para as quais o pesticida não foi autorizado.

Vegetais produzidos com agrotóxicos possuem um nível mais elevado de nitrato, o nitrato em excesso no nosso organismo é cancerígeno. As culturas orgânicas possuem um teor baixo de nitrato. As culturas hidropônicas, por serem cultivadas com produtos químicos para suplementar os nutrientes do solo, também possuem uma quantidade de nitratos elevada.

Recentemente, um estudo publicado pela Food Standards Agency (FSA) da Inglaterra sobre uma revisão de pesquisas de alimentos convencionais comparados a alimentos orgânicos e afirmou que não há benefícios significativos para a saúde no consumo de orgânicos.

Esta pesquisa se concentrou apenas no valor nutricional. Esse é um assunto que sempre está em discussão, porém, alguns aspectos levantados pela Soil Association é que a revisão ignorou mais da metade dos artigos disponíveis, inclusive uma revisão feita pela União Européia, apresentada em 2009.

Apesar de tudo, tendo ou não mais ou quantidade similar de nutrientes, os alimentos orgânicos envolvem mais do que a questão saúde, envolve também questões socioambientais. O mundo já sofre pelo aquecimento global, desmatamento, poluição, a agricultura orgânica é uma forma de minimizar esses problemas.

O uso de agrotóxicos é muito prejudicial à saúde dos produtores, pois seus efeitos causam problemas neurológicos e reprodutivos. Os pesticidas também prejudicam os solos os tornando menos férteis, poluem a água e o ar. O consumo dos alimentos com agrotóxicos também pode causar alergia nas pessoas.

Os alimentos orgânicos são cultivados de maneira diversificada, como uma policultura, que minimiza a chance de ser atingida por pragas, o controle biológico é uma forma natural, em que se utiliza plantas, insetos e etc. como competidores ou predadores das pragas.

Apesar de os alimentos orgânicos serem mais caros que os convencionais, isso é algo que está mudando, pois a procura por esse produto aumenta a cada ano. Ou seja, além de ser mais equilibrado nutricionalmente, e de não poluírem o meio ambiente e respeitar as condições de saúde e segurança dos produtores, esses alimentos possuem um sabor muito melhor!

Não precisa de estudos para isso, eu mesmo comprovo quando compro frutas no supermercado e frutas da feira..

Sabendo de tudo isso, quem ainda vai optar por ingerir alimentos que sabemos que contêm agrotóxicos quando podemos ingerir um alimento de forma mais natural?

Um livro muito interessante que aborda o consumo de alimentos industrializados é o Em defesa da comida, um manifesto, de Michael Pollan, que eu li e recomendo!

Mas não se deixem enganar! Há selos que garantem a credibilidade de um produto orgânico que seguem normas para serem produzidos.

Instrução Normativa N. 007 de 17 de maio de 1999 – Regulamenta produção orgânica animal e vegetal

Para melhor visualização e mais fácil compreensão, há uma tabela simplificada neste link.

Alguns selos para reconhecimento de produtos orgânicos

Uma boa tarde e boa alimentação a todos!!

One response to “Alimentos orgânicos x convencionais

  1. Pingback: Cosméticos Orgânicos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s