Dia Mundial da Alimentação

Em homenagem ao Dia Mundial de Alimentação, o post de hoje será sobre uma forma mais saudável de alimentação. Uma dieta que ando praticando há alguns anos e que vem se mostrado cada vez mais benéfica é a dieta vegetariana.

Não quero impor nada a ninguém, porém acho importante mostrar novas alternativas de alimentação e suas vantagens, como também suas desvantagens. Contudo, acredito que a diminuição do consumo da carne seja muito benéfica, mesmo que não a tire por completo.

Os motivos que levam a uma pessoa ser vegetariana são os mais diversos, pode ser pela opção de uma dieta mais saudável, preocupação com o meio ambiente, preocupação com o bem-estar e ética pelos animais, por causas religiosas e etc.

Coloco aqui minha experiência de tudo que passei:

Quando decidi me tornar vegetariana, muitas pessoas foram contra. Mas eu estava convicta de que não deveria mais ingerir carne, por todos os motivos acima citados. Mas para uma pessoa que sempre foi fã de churrasquinhos, minha prioridade naquele momento era resistir à tentação da carne. E eu a fiz muito bem, mas com uma certa dificuldade. Já logo senti uma melhoria, não me sentia mais pesada depois de comer, me sentia mais leve e com energia. Mas algo que eu estava esquecendo era de montar um cardápio que pudesse me nutrir corretamente, e claro, de uma ajuda médica.

Depois de um ano eu senti o baque, não era o fato de eu ter parado de comer carne, mas o fato de eu não estar me alimentando direito. Em casa comíamos muitos alimentos industrializados e congelados, então meu almoço foi muitas vezes lasanha de queijo de microondas.

Após ir em alguns médicos, uns medíocres, outros radicais, decidi que deveria tirar a resposta por mim mesma. Já estava naquele tempo, tomando vitamina B12, que todo vegetariano deve tomar, e ferro também. Como ainda estava fazendo faculdade, me aproveitei da biblioteca e de todos os livros de nutrição disponíveis.

Fui aos poucos entendendo tudo o que um ser humano deve ingerir e que ele pode ser completamente saudável sem ingerir carne.

Uma alimentação equilibrada e diversificada, contendo de preferência alimentos frescos e integrais, é a chave para um organismo saudável!

Foi aí que minha alimentação melhorou muito!!

Todo mundo deve saber o que necessita comer, muitos acham que a carne é um alimento mágico e que se alimentando dela não precisa mais se preocupar com nada! Mas não é por aí! Independente da escolha de sua alimentação, é importante ter variedade e equilíbrio, para ser saudável.

Atualmente, cada vez mais vemos artigos e reportagens sobre o quanto a carne pode fazer mal, bem como alimentos industrializados e agrotóxicos.

Então, é mais do que gostos, é saber o que escolher e como. E muito importante, não julgar as pessoas por suas escolhas, respeitar as crenças e vontades de cada um.

Faço exames regularmente e vi que estou fazendo tudo certo, meus nutrientes estão em equilíbrio, praticamente não fico mais doente, ingiro muitas frutas, castanhas, verduras e legumes. Minha alimentação melhorou muito depois de que fiz essa escolha.

Porém, uma desvantagem é que ao sair para comer fora, as opções são mais raras. Não é todo lugar que dispõe de opções vegetarianas, muitas vezes são apenas acompanhamentos.. E ao comer na casa de parentes e amigos, pode ser um problema também, pois as vezes eles não compreendem ou as vezes nem se lembram, o que pode ser constrangedor. Há um tempo atrás eu voltei a comer peixe esporadicamente, é estranho, mas muitas pessoas não consideram que peixe é uma carne!! E fazem um prato “vegetariano” especialmente pra você: peixe!! Aí eu voltei a comer peixe. Mas a quantidade e a freqüência que como, segundo o médico, nada contribui nutricionalmente. E minha vontade é de parar novamente, pois não me sinto à vontade comendo peixe, é gostoso, mas não é o que me sinto bem fazendo.

Acho que quem quer parar, ou diminuir a quantidade de carne ingerida, tem meu total apoio, e não deve se deixar levar pelo preconceito nem pelo receio. Antes não sabíamos muitos pratos vegetarianos para fazer aqui em casa, mas quando decidi essa nova dieta, todos em casa melhoraram a sua alimentação, por estar mais variada e com alimentos mais frescos. É um ganho pra todo mundo! E é garantido, não faz mal à saúde! Escolha um médico bom e que te compreenda, se não estiver satisfeito com o atendimento, procure uma segunda, terceira ou quarta opinião! Faça o que você se sentir bem fazendo, e lembre-se que a sua saúde e a no planeta o qual está inserido, estão em jogo.

Campanha : Segunda sem Carne

Sites ótimos para tirar dúvidas, se informar e ver receitas..!!

• Sociedade Vegetariana Brasileira – Neste site há inclusive um guia alimentar de dietas vegetarianas desenvolvido pelo Dr. Eric Slywitch, um médico renomado com “n” especializações em nutrição.

•Vegetarianismo.com.br

O livro Virei Vegetariano, e agora?, é ótimo também para quem quer virar, é parente ou amigo de um ou já é vegetariano. Ajuda a você compreender algumas questões e lidar com as perguntas frequentes..!!

Um boa tarde e boa alimentação a todos!!

Deixe uma Resposta

