Óleo de cozinha na pia? Nããããããoooooo!!!!

Todos nós sabemos que devemos ter uma alimentação saudável, mas, em certas ocasiões, a gente acaba fazendo uma friturinha aqui outra ali. Um pastelzinho, um bolinho de chuva..

Para utilizar o óleo na alimentação, ele deve sempre estar translúcido, ao começar a turvar, você não deve mais utilizá-lo, pois ele pode acarretar sérios problemas à saúde.

Ok, mas o problema é: aonde destinar esse óleo?

Ah é só um pouquinho, vou jogar na pia mesmo..Você já fez isso? Sua avó já fez? Conhece alguém que faz? Pois então pare agora mesmo!!

É um crime ambiental jogar óleo na pia!

Apenas 1 litro de óleo descartado incorretamente, polui até 25 mil litros de água!!

Atualmente, já há muitas formas de se aproveitar esse óleo, e nós podemos fazer a nossa parte, descartando-o de maneira correta.

O óleo de cozinha pode ser reciclado e também pode ser utilizado para a fabricação de sabão, tintas, adesivos, biodiesel, detergentes, massa de vidraceiro, ração animal, resina para tintas entre outros.

O óleo descartado nas redes de esgoto pode entupir as tubulações, pois atua como um aglutinante, formando uma massa com resíduos. Isto acaba por prejudicar o funcionamento das Estações de Tratamento de Água, pode romper redes de coleta e encarecer o processo de tratamento. Para limpar esses encanamentos, são utilizadas substâncias químicas altamente tóxicas!

 

Este óleo quando chega a rios, lagos e oceanos, forma uma camada na superfície da água, impossibilitando a oxigenação daquela água e a entrada de luz. Sem luz, os organismos fotossintéticos morrem, afetando toda a cadeia em que estão inseridos. O mesmo acontece com o oxigênio que, sem ele, mata todos os organismos aeróbios, como plantas, peixes e outros. Se houver um grande derramamento em uma lagoa, ela pode ficar inteira comprometida!

No solo, este óleo impermeabiliza o escoamento das águas pluviais, contamina o lençol freático e ao se decompor, contamina a atmosfera com gases tóxicos.

Água, solo e ar, podem ser severamente contaminados se não fizermos a nossa parte.

E é tão fácil! Para armazenar seu óleo de cozinha que não irá mais utilizar, é só colocar em um vidro ou garrafa de plástico com tampa até que encha. E depois, descarte em postos de coleta de óleo. Hoje em dia há muitos lugares que coletam, e você pode pesquisar na internet onde ficam os de sua cidade! Não tem mais desculpa para não colaborar!

Se você sabe de alguém que ainda não sabe que é errado descartar no ralo da pia, e desconhece os problemas ambientais que isso pode causar, por favor, faça a sua parte e transmita seu conhecimento.

 

Uma boa tarde e boa destinação do seu óleo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s