O Post Negro do Açúçar

E aí, ficou com água na boca?

Eu com certeza fico, aliás, desde que me conheço por gente, sou viciada em açúcar. Ele nos dá uma prazerosa sensação de saciedade..um conforto, um aconchego..Mas quanto mais pesquiso sobre alimentação saudável, mais eu vejo o quanto estamos presos a uma armadilha..é assustador, a gente nem se quer percebe que está nesse meio. Quanto mais leio, mas aprendo que nossa saúde está condicionada a cada escolha que fazemos, e que nossa alimentação e as atividades físicas que fazemos ou deixamos de fazer estão intrinsecamente ligadas as mais diversas doenças..doenças cardiovasculares (as que mais matam no mundo), câncer (a segunda que mais mata no mundo), obesidade, colesterol alto, enfim, tudo o que se possa imaginar está ligado a alimentação..e o pior, o açúcar é um dos grandes culpados por tudo isso.

Um comunicado sobre o relatório da FAO/WHO sobre a dieta alimentar, nutrição e prevenção de doenças crônicas, diz que o relatório concluiu que uma dieta com poucas gorduras saturadas,  sal e açúcar e uma maior ingestão de frutas e legumes aliada a atividades físicas regulares tem um grande impacto no combate a alta taxa de mortalidade pelas doenças crônicas e na prevenção de doenças. Essas taxas não estão mais só ligadas aos países desenvolvidos, mas também a muitos países em desenvolvimento. Um melhor planejamento do governo sobre a dieta da população irá requerer ligações mais fortes entre os setores da saúde e da agricultura. Ou seja, a indústria de remédios e os grandes produtores teriam de se adequar.

Isso sem dúvida é ótimo, pois sabemos que todos temos uma parcela de culpa nessa história e todos temos que fazer a nossa parte. Não vamos esperar o governo tomar medidas pra acabar com os alimentos industrializados, nem as televisões e a internet pararem de fazer vontade com aquele monte de lanches apetitosos, sorvetes e doces..Isso não vai acontecer, mas como eu sempre digo, é a nossa saúde que está em jogo, por mais que a medicina esteja bem evoluída e tenhamos inúmeras formas de escapar da morte, acho que viver uma vida com pouca qualidade e tomando remédios pra vários problemas não é uma boa escolha.

Ok, vamos então ao que interessa, como que o açúcar pode afetar nossa saúde.  Há um livro que se chama “ O LIVRO NEGRO DO AÇÚCAR: Algumas verdades sobre a indústria da doença”, e só de ler o índice, já assusta! Recomendo que leiam para se informarem como as coisas funcionam.

O LIVRO NEGRO DO AÇÚCAR: Algumas verdades sobre a indústria da doença

Além do açúcar estar relacionado a todas as doenças ditas anteriormente, principalmente por vir sempre acompanhado das gorduras e sódio nos alimentos industrializados, estudos revelam que uma ingestão excessiva de açúcar pode afetar o cérebro, podendo afetar o aprendizado e a memória. A pesquisa foi feita com ratinhos, em que um grupo foi alimentado com frutose e o outro não e depois de um temo, também foi administrado suplemento de ômega 3 através do óleo de linhaça. Os ratinhos foram submetidos a um teste de labirinto antes da pesquisa começar e 6 semanas depois da alimentação doce iniciar, os ratinhos deste grupo já apresentavam dificuldades para lembrar o caminho e se tornavam mais lentos. Resumindo, as células cerebrais tiveram dificuldade em enviar sinais entre si, as cobaias também apresentaram resistência à insulina. A insulina, além de permitir que a glicose chegue às células, parece ter um papel diferente no cérebro, onde pode afetar a memória e o aprendizado. Mas adicionar fontes de ômega 3 na alimentação minimiza os danos, como mostrou a pesquisa. A frutose oriunda do xarope de milho é comumente encontrada em refrigerantes, condimentos, comida para bebês e lanches processados.

Falando em bebês, a responsabilidade de uma alimentação saudável não é só pra nós, mas também para as futuras gerações. 33% das crianças no Brasil estão obesas!! Esse é um número muito elevado! E nenezinhos rechonchudos nem sempre são sinal de saúde, uma alimentação inadequada nos primeiros meses e anos de vida podem ter reflexos pra vida toda! Não só de doenças, mas também de disposição para as atividades em geral.

Aqui vão umas dicas para as futuras mamães e os futuros papais. Nos primeiros 6 meses de vida do bebê é fundamental a alimentação EXCLUSIVA com o leite materno. Além de fornecer todos os nutrientes que o nenê precisa, o leite materno é uma fonte rica e única de anticorpos, que vão auxiliar o bebê enquanto forma o seu sistema imunológico, que ainda não está pronto quando nasce! Suplementar a alimentação do filho nesses primeiros meses de vida com leite em pó, é uma enganação! Além de ser muito perigoso pois muitos desses preparados de leite possuem açúcar, que, como já vimos, faz muito mal à saúde, ainda mais para um ser tão pequeno. Os nenês conseguem distinguir todos os sabores, mas têm uma afinidade a mais pelo doce. Mesmo assim, o ideal é ir adicionando os alimentos, quando for a hora, de várias maneiras diferentes, para ele ir se acostumando e se afinizando. Crus, assados, cozidos, etc. Também é interessante apresentar os alimentos para eles sentirem, cheirarem e irem conhecendo. E claro, deixarem os alimentos processados bem longe!

Um documentário sobre essa alarmante situação das crianças acabou de ser lançado e chama-se “Muito além do peso”. Confiram a entrevista no programa Agora é tarde. Esse filme não serve só para as crianças, mas também para nós que compartilhamos das mesmas atitudes, vamos nos ligar!

Entrevista no programa Agora é Tarde sobre o filme Muito Além do Peso

Veja a quantidade de açúcar em alguns alimentos!

Aqui vão mais uns links interessantes sobre alimentação!

A nova roda dos alimentos…um guia para a escolha alimentar diária!

Frutas e hortaliças: fonte de prazer e saúde

Guia Alimentar: como ter uma alimentação saudável

Espero que gostem!

Boa tarde a todos e de olho no açúcar!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s