Árvores: Muito mais que raiz, caule e folhas

Hoje escreverei sobre uma grande paixão minha..as árvores! Desde criança sempre me simpatizei com a natureza e sempre apreciava muito meu tempo entre as árvores, então, espero fazer jus a elas neste post e contar, pelo menos um pouquinho da enorme importância que elas têm para o planeta e para nós, com todo o carinho e respeito pelas gigantes rainhas da floresta.

arvore

Neste verão intenso é que voltamos a lembrar de como é boa uma sombrinha quando se caminha na rua..Procuramos uma árvore aqui, outra lá, mas cada vez isso está mais difícil..lembramos vagamente das aulas de ciências quando o assunto é árvore e sua importância, mesmo que já saiba, é bom relembrar.

As árvores não servem só para enfeitar as ruas e praças, pra colocar os enfeites de natal nos pinheirinhos ou para fazer papel. Sim, a indústria e o comércio se beneficiam e muito dos produtos derivados das árvores. Papel, celulose, borracha, madeira, além das inúmeras propriedades medicinais que as plantas possuem. Uma substância chamada taxol, é utilizada por seus compostos anticancerígenos e é extraída de uma árvore!

Graças às suas enormes raízes, as árvores evitam a erosão do solo e o assoreamento dos rios, elas impedem que uma quantidade excessiva de água passe rapidamente pelo solo e deságue nos rios. Protegem e contribuem para a manutenção do lençol freático e dos rios.

Elas também tem a propriedade de refrigerar o clima mais que ar condicionado! Dependendo de sua posição e tamanho, as árvores podem reduzir os custos com ar condicionado de casas e edifícios entre 15 e 50%! Em cidades que possuem mais árvores, a temperatura chega a ser entre 5° e 9° menor que as de outras cidades que tem poucas árvores. Mas infelizmente, o que vejo em minha cidade e muitos outros lugares, são árvores mal cuidadas, que muitas vezes estão doentes por falta de manutenção das prefeituras. Já reparou que muitas são cimentadas em toda a sua volta? Não têm nem espaço para captação de água da chuva e suas raízes ficam sufocadas! Por isso que acabam quebrando as calçadas..e qual é a solução que dão? Cortam a árvore.. Essas geralmente se encontram inclinadas, o que é outro indicativo de que não estão saudáveis. É uma pena e uma injustiça não valorizarem as árvores da cidade. E quando cortam só uma parte porque a árvore está crescendo nos fios elétricos? Depois reclamam que ela tomba quando dá uma tempestade..

Árvore com as raízes sufocadas

Árvore com as raízes sufocadas

Mas vamos falar sobre sua natureza..muitas vezes esquecemos de que é um ser vivo e faz parte de toda uma cadeia. Elas são fundamentais para a manutenção dos ecossistemas. Elas podem abrigar diversas espécies, desde fungos, líquens, insetos, outras plantas como a orquídea (que são epífitas ou seja, utilizam a árvore apenas como um suporte, para ter condições ideais de luminosidade, sem fazer mal nenhum à árvore!). As árvores também servem de habitat para muitos animais! Mesmo quando morrem, as árvores servem de tocas para corujas e outros animais! Elas mantém mais de 50% da biodiversidade!

coruja_arvore

As árvores também sequestram uma quantidade surpreendente de carbono, ou seja, são fortes aliadas ao combate ao efeito estufa e aquecimento global. Claro, que não estaríamos nessa situação se não houvesse tanto desmatamento. Enquanto crescem, o carbono é incorporado nas raízes, caules e folhas e compõe cerca de 50% da sua biomasssa! A floresta amazônica armazena por volta de 140 toneladas de carbono por hectare!! Mas há uma informação errônea em muitos lugares, e como bióloga, tenho o dever de esclarecer sobre isso..! Dizem que as árvores são o pulmão do mundo, mas assim como nós, as árvores também respiram e consomem oxigênio. Até chegar ao clímax (crescimento máximo) a árvore tem sim uma maior liberação de oxigênio e uma maior captação de gás carbônico, próprio para seu crescimento, porém, assim que atinge seu clímax, ela consome tanto oxigênio quando libera pela fotossíntese, e os valores se equivalem. Aí vai de espécie para espécie o quanto demora a atingir o clímax. Após isso ela continua vivendo normalmente! Os organismos fotossintéticos presentes nos oceanos são responsáveis por grande parte da oxigenação do nosso ar! Entretanto, as árvores podem absorver muitos poluentes tóxicos do ar, ajudando na sua limpeza. Uma função muito importante delas é que elas mantém a umidade do ar, ajudando a formar o clima!

Quanto ao seu crescimento, as árvores têm uma longevidade extraordinária!! Enquanto um mero ser humano, com muito esforço vive uma centena de ano, uma árvore pode ter milhares de anos e ir além, se não for impedida por doenças, pelo meio, ou pelo ser humano…

As 10 árvores mais antigas do mundo!

E além de tudo isso, você já viu ou ouviu falar de pessoas que abraçam árvores? Bem, eu posso dizer que já abracei árvores e a sensação não é nada ruim! Há um livro chamado Du bon usage des arbres (Do bom uso das árvores) escrito pelo botânico Francis Hallé que ainda não tem uma versão em português, fala sobre a importância das árvores para o planeta,  feito para conscientizar políticos e planejadores urbanos para preservação e bom trato das árvores! Voltando ao abraço, o botânico diz que o movimento das folhas das árvores, principalmente algumas espécies de coníferas “liberam” íons negativos que tem efeitos benéficos para a saúde e até humor das pessoas!

psicomotricidade_infancia1

“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas”

(Johann Goethe)

One response to “Árvores: Muito mais que raiz, caule e folhas

  1. Que lindo! Lembrei da gente brincando entre as árvores do bosque da chacrinha…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s