Sobre jogar tudo fora!

Como primeiro post do ano, ainda no clima de renovação, transcreverei um artigo que achei na revista Casa e Jardim de Toninho Noronha, arquiteto, que achei muito bacana, e um ótimo início para os seguintes posts que levarão o assunto em comum. É sobre Casas Ecológicas, o que me interessa muito, tanto que em minha graduação, o tema de meu TCC foi esse! Falarei sobre vários aspectos de como deixar sua casa mais ecologicamente correta! Pra quem está de Ano Novo, Casa Nova, este artigo é um bom início para reflexão.

” O significado da palavra sustentabilidade tem sido banalizado. Todos acham que podem comprar, gastar, usar, desperdiçar à vontade, desde que doem o que não usam mais e que reciclem seus lixos. Tais atitudes estão longe de ser o pilar que vai sustentar o nosso planeta. Se há algumas décadas o produto descartável tinha status de inovação, atualmente percebemos o que poderia ser chamado de “regressão para progredir”. Quando foram lançadas, as garrafas PET fizeram sucesso por unirem preços baixos e praticidade – afinal, trocar cascos de garrafa dava trabalho! O consumidor teve de aprender a desapegar, a jogar fora sem só. Hoje, quem diria, há um movimento inverso. Fábricas de refrigerante e cerveja voltaram a fabricar embalagens retornáveis. Estamos reaprendendo a guardar e reaproveitar simplesmente porque só “reciclar” não é mais suficiente.
Mas o que a arquitetura e o design de interiores tem a ver com isso? Muito! Somos contratados por clientes que querem um projeto novo para uma casa nova. E, artistas que somos, queremos criar livremente, quebrar paredes, substituir revestimentos, trocar todos os móveis. Substituir pisos antigos, por exemplo, por madeira de demolição, não nos faz necessariamente ecologicamente corretos. Continuamos com um problema maior e mais difícil de ser resolvido: o entulho. O cliente que não tem obstáculos financeiros quer se livrar de tudo. E diz:”Casa nova, energia nova, vou doar tudo para instituições de caridade, destinar a um parente, a um Família Vende Tudo”. Para receberem nossas peças usadas, todas essas pessoas são obrigadas a se livrar dos próprios móveis antigos. Ao mesmo tempo, os compradores de Família Vende Tudo que adquirem um sofá, terão de arrumar um destino para o que acabou de ser substituído.
Não precisamos abandonar a ideia de fazer de nossos lares a casa dos sonhos. Sim, podemos trocar os acabamentos! Temos apenas de refletir sobre isso e torcer para o Brasil, a exemplo de outros países, tornar-se referência em reaproveitamento de entulho gerado na construção civil. Por enquanto, fazemos nossa parte deixando de ser consumidores compulsivos e inconscientes. Nossa casa deve ser uma compilação de nossas vidas. Peças herdadas de um amigo ou família, objetos que estão sempre com você a cada mudança, achados surpreendentes. Tudo conta uma história. Se você está começando a sua agora, seja consciente e divirta-se na aventura. Arquitetar, seguir tendências, criar algo 100% novo sem que aja 100% de desperdício é um desafio enorme. Vamos encarar?” 

Espero que tenham gostado, boa tarde e boa arquitetura a todos!

dicas-para-mudanca-de-casa-apartamento

2 responses to “Sobre jogar tudo fora!

  1. Olá! Fico feliz que tenha gostado do artigo e divulgado aqui. Está na hora das pessoas perceberem que não adianta usar material reciclado se ele já está substituindo outro que será jogado fora. Minha profissão exige que eu crie novos lares para clientes, mas tenho que fazer a minha parte, e mostrar que uma casa bacana é uma casa com identidade, que conte a história da família, que seja realmente usada pelo dono.
    Um abraço, Toninho.
    http://www.toninhonoronha.com.br
    twitter: @ArqTNoronha
    facebook: Toninho Noronha Arquitetura

  2. Olá! Fico muito contente por seu comentário! É muito importante que as pessoas, além de terem informações sobre uma vida mais ética e em equilíbrio com o meio ambiente, façam a sua parte, dando o exemplo como você está fazendo! Continue escrevendo nas revistas!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s