Reciclagem de Entulho

Dando continuidade ao tema, não podemos esquecer de que toda reforma, construção, demolição, ampliação e etc., gera entulho. Toda matéria-prima, material que utilizamos e transformamos para algo que queremos, acaba gerando algum tipo de resíduo, e nós somos responsáveis pelo que estamos produzindo e descartando.

Normalmente, todo esse entulho é destinado ao aterro sanitário, ou então, nas piores hipóteses, são abandonados em terrenos baldios, margem de rios e encostas de morros. Porém o que pra muitos é apenas entulho, para outros é oportunidade, e das boas!
O entulho, nas empresas de reciclagem, é separado, e tudo que não pode ser reciclado é chamado de impureza. O concreto é levado para uma máquina em que é triturado em várias pedrinhas de tamanhos diferentes..Essas britas substituem a brita natural na elaboração de blocos, meio fio, pavimentação..
A economia é grande, no Brasil, são recolhidas 33 milhões de toneladas de entulho por ano!! Todo esse material, se fosse reaproveitado, poderia gerar quase 500 mil casas populares de 50m²!

A cidade de Belo Horizonte faz este resíduo uma fonte de renda. A reportagem abaixo é muito interessante e explica bem todo o processo!

Fica aí o exemplo e quem sabe, uma nova alternativa de destinar os resíduos das obras, seja você o proprietário de uma casa ou empresa!

Entulho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s