Casas Ecológicas: Pisos ecológicos

Além do que está por fora das casas que é muito importante pois tem contato direto com o meio ambiente, o que está por dentro também, que é o que entra em contato conosco. O interior de uma casa deve ser confortável e saudável ao mesmo tempo, afinal, passamos muitas horas expostos ao lar, e se nele houver algo prejudicial à nossa saúde, logo vamos sentir os seus efeitos.

Atualmente, existem uma grande variedade de materiais utilizados em pisos ecologicamente corretos:

Linóleo: O linóleo é um material natural feito de óleo de linhaça, resina de pinho, madeira ou farinha de cortiça, calcário e pigmentos. É antimicrobiano, biodegradável e de fácil manutenção. É extremamente durável, e, dizem alguns, que a resistência aumenta conforme o óleo de linhaça oxida. O piso de linóleo está no mercado há décadas, mas atualmente sua popularidade voltou devido a melhorias na produção e mais opções de cores, padrões e estilos.

linoleum

Linóleo em várias cores e estilos

Madeira: Os consumidores podem ter a certeza do uso de pisos de madeira produzidos de forma sustentável em produtos que levam o selo Forest Stewardship Council (FSC), no Brasil, chamado Conselho Brasileiro de Manejo Florestal, cujos produtos são feitos de árvores colhidas em florestas certificadas pelo FSC, um processo de aprovação que exige que os operadores cultivem as árvores usando práticas sustentáveis que protejam o habitat da vida selvagem.

1269115638

Madeira certificada

Vidro reciclado: Vidros pós-industriais e pós-consumidos que se destinariam a aterros sanitários, podem ser reciclados e possuem agentes que são duráveis e de fácil manutenção. São mais duráveis que o vinil e podem se adequar bem a locais de grande movimento de pessoas.

Ecoglass_Gyotoku_mar08

Ecoglass – 100% reciclado e produzido através do vidro prensado

Bambu: Como uma alternativa para a madeira, o bambu é uma gramínea que pode ser colhida sem ter de matar a planta. Algumas espécies atingem a maturidade em menos de três anos, e por serem muito resistentes, podem ser cultivadas sem pesticidas ou fertilizantes. Porém, há questões de transporte e de
comércio de bambu que podem prejudicar o ambiente onde este é cultivado.
Para isso, é necessário que o bambu produzido tenha o selo de produto não tóxico. O bambu se assemelha muito à madeira e seu preço é comparável ao dela, é hipoalergênico e muito durável, resistindo bem à umidade. O fato de crescer em poucos anos, o torna uma ótima fonte renovável de material.

piso-bambu-ebanizado-envelhecido

Bambu ebanizado

Borracha: O piso de borracha reciclada é feita a partir de pneus velhos. Nos Estados Unidos e Canadá, ocorre o descarte de 270 milhões de pneus anualmente, portanto, não há falta de matéria-prima. Em Oklahoma, uma empresa chamada To Market é especializada em pisos ecológicos, cujos produtos são feitos 100% de resíduos reciclados, como borracha e outros materiais, que podem ser cortados em pedaços e entrelaçados, podendo ser instalados sem o uso de colas tóxicas. O piso de borracha é de fácil limpeza e longa duração, porém, alguns pneus picados podem liberar substâncias químicas no ar. Para isso, é necessário verificar os níveis de compostos orgânicos voláteis que o produto emite, sendo o ideal, produtos com pouca ou nenhuma liberação.

piso_emborrachado_academia_fitness

Piso emborrachado feito de granulados de borracha reciclada de pneu prensado a quente

Cortiça:  Quando realizada corretamente, a remoção da casca do sobreiro não danifica a planta. A cortiça deve ser colhida quando a árvore atinge a maturidade, cerca de 20 anos de crescimento, não retirando mais que 30% a 40% da casca, para garantir que as árvores sejam protegidas. Os pisos de cortiça possuem muitos benefícios, sendo naturalmente hipoalergênicos, isolantes térmicos, duráveis e resistentes ao mofo. A cortiça também é confortável de se andar, antiderrapante e funciona como isolante acústico, reduzindo ruídos. Porém, não é tão durável quanto a madeira, o vinil e o linóleo, e está propensa a riscos e arranhões, sendo mais indicado para um local onde não ocorra grande fluxo de pessoas.

images

Instalação do piso de cortiça

images (1)

Piso de cortiça pronto e impermeável 

Carpete modular: Os carpetes, tradicionalmente, não são considerados produtos ecológicos, pois exigem grandes quantidades de combustíveis fósseis para a produção, emitindo altos níveis de compostos orgânicos voláteis, entre outras toxinas. Porém, nos últimos anos, os fabricantes de carpetes estão mudando a forma de produção, utilizando materiais reciclados que não emitem níveis elevados de contaminantes. Para isso, empresas que fabricam carpetes com altas porcentagens de material reciclado e que foram testados para emissões de contaminantes, possuem um “selo verde”.

Modular_Carpet_Squares_Flor_CM1_thumb[1]

Carpete modular

Repense na hora de trocar seu piso. É realmente necessário? E caso seja, que tal colocar um piso ecologicamente correto? Faz bem pra você, pro meio ambiente e é totalmente possível ser estiloso e elegante!!
Até a próxima!

One response to “Casas Ecológicas: Pisos ecológicos

  1. chin, nada a ver c/ o tema hahahaha, mas olha q fofo!!!! ^^

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s