Dia do Índio, dia da natureza, dia do Brasil

cnot_7638

Olá queridos leitores!

Hoje é um dia muito especial e muito pouco lembrado, somente quem lembra são as crianças na escolinha que pintam a figura de um indiozinho…! Depois que crescemos, infelizmente esse dia passa batido pela grande maioria de nós.

Para começar, é interessante sabermos o porquê deste dia. Ele foi criado em por Getúlio Vargas em homenagem ao primeiro Congresso Indigenista Interamericano realizado no México em 1940 que reunia autoridades governamentais e líderes indígenas para discutirem sobre assuntos que interessavam a ambas as partes. Porém, os índios estavam a princípio com receio (muito compreensível) de participar dessas reuniões, visto o próprio histórico de perseguições, agressões e dizimação de seu povo pelo “homem branco”. Após reflexões, os índios decidiram participar, e foi justamente no dia 19 de abril.

Na tentativa de uma singela homenagem aos indígenas e verdadeiros nativos de nosso país, proponho uma reflexão acerca de sua maneira de viver e como ela pode ensinar em nossa maneira de viver.
Como sabemos, os povos indígenas mantém uma relação intrínseca com a natureza desde eternamente. Para eles, não há distinção entre natureza e ser humano, este último é mais um elemento que compõe essa grande rede de inter-relações. Está mais que provado que possuem um amplo conhecimento de manejo sustentável da terra, uma vez que vivem há milhares de anos com a caça, cultivo e coleta para subsistência sem degradá-la. Mas mais que para a nutrição do corpo e para moradia, os indígenas tem a natureza como nutrição da alma. Seus variados costumes e crenças nos mostra isso, tanto, que se retirados da onde vivem, adoecem e falecem em pouco tempo, é só vermos os fatos históricos.

Infelizmente o que acontece até hoje é que, por mais que o Governo e a instituições demarquem suas terras, os povos indígenas ainda sofrem pressões de grandes fazendeiros e empresas madeireiras e de exploração pelas diversas riquezas que ainda existem onde habitam. Claro que vemos índios que se corrompem e acabam por fazer parte desses acordos de exploração, mas não podemos generalizar toda a importância e cultura de um povo nas atitudes de alguns indivíduos. Outro fator é a péssima condição de saúde que eles possuem. Com doenças do homem branco, o índio tem que ir longe de sua casa para receber atendimento médico. Me recordo de uma reportagem na TV que mostrava o chefe de uma tribo levando uma criança na cidade para tratar de uma unha encravada. Ambos tinham muita dificuldade em atravessar as ruas, o que mostra o choque do cotidiano deles com o nosso.

Mas longe de querer parecer uma postagem triste, apesar de ser impossível não abordarmos essas questões, gostaria de que ficasse em nós um ponto de luz e de esperança em dias melhores para nossas sociedades.

Apesar de nosso país e o planeta como um todo estar passando por fases atribuladas, vejo surgir em meio a esse caos uma geração mais comprometida com a união e o bem estar de todas as formas de vida. O assunto meio ambiente, mudanças climáticas e etc aparecem quase que todos os dias em nossas telinhas. E me alegro em facilmente relacionar este momento a um retorno a essa forma de vida indígena, guardada as devidas proporções!
Hoje muito se fala sobre como viver de forma mais sustentável, o que devemos ou não fazer para preservar o meio ambiente. E ainda, quem são as corporações que mais afetam o ambiente, que empresas poluem mais, testam em animais, usam trabalho escravo ou infantil.. Quando que nos preocupamos tanto com o bem estar do próximo e do planeta como agora?
E isso está totalmente relacionado com a vida indígena. Eles SÃO assim, sempre foram, e estão desaparecendo…E nós continuamos preocupados demais com a nossa forma capitalista de ser, materialista de ser…E que não nos leva a nada, não nos dá futuro..!
Temos que entrar nessa onda mais positivista de ser, e refletir mais sobre que pegadas estamos deixando, sobre como agimos e escolher um caminho..! Não digo que devemos simplesmente jogar tudo para o alto e ir morar na floresta (apesar de não ser má ideia..!!), mas unirmos a modernidade e todos os recursos que temos com a nossa natureza, afinal, fazemos parte dela!

O que tento deixar aqui neste blog é como podemos nos informar sobre o que acontece ao nosso redor para podermos escolher o nosso caminho. Como apoiar  e valorizar mais os povos indígenas? Sei que existem muitas formas e gostaria muito de saber mais! Associações de empresas com tribos indígenas para a utilização sustentável de matérias primas da Amazônia, a venda do próprio artesanato, o turismo orientado por monitores pertencentes a tribos…enfim!
Eles conhecem a terra e merecem nosso profundo respeito. Devemos aprender com eles como é ser brasileiro, e saber que estar em comunhão com a natureza é se encontrar na verdade, é saber que todos pertencem ao Todo. E é pra isso que estamos aqui, pra cuidar do que TAMBÉM é nosso..!

Indiazinha_Fonte-Pinterest.jpg

Deixo logo abaixo o link para a carta do Chefe Seattle, que , apesar de ter sido norte americano, retrata a cultura indígena como um todo. Peço que leiam e percebam como essa carta ainda é atual e como pode nos ensinar muito!! Não deixem de ler!

Carta do Chefe Indígena Seattle

Espero que tenham gostado da reflexão e que também possam refletir!
Sabendo de alguma forma de ajudar ou usufruir dessa linda cultura indígena, fiquem à vontade para deixar nos comentário e compartilhar com todos!

Até a próxima!

Alguns links que contribuíram para minhas reflexões:

http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_do_indio.htm
http://ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=15034
http://pib.socioambiental.org/pt/c/no-brasil-atual/modos-de-vida/Indios-e-o-meio-ambiente
http://www.indigena.mppr.mp.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=73
http://www.museudoindio.gov.br/educativo/pesquisa-escolar/242-os-povos-indigenas-e-suas-relacoes-com-a-natureza
http://www.pensamentoverde.com.br/atitude/indios-convivem-natureza-licoes-vida-sustentavel/#

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s