O que é viver de modo ecologicamente correto?

Bom dia leitores!

Há um tempo ganhei um livro muito interessante com muitas dicas sobre como podemos viver de forma mais harmônica com a natureza. Gostaria de ir postando aqui sobre esses assuntos entre outros que também são de meu interesse! Vamos lá!

O que é viver de modo ecologicamente correto?

É exatamente viver de forma mais equilibrada e em harmonia com a natureza, respeitando os ciclos e o tempo da natureza e tentando deixar o menos impacto possível nela.
Lembrando que nossa sociedade tem o costume de se ver fora da natureza, mas nós somos parte dela, dependemos dela para sobreviver e, através de nossas interrelações, alteramos nosso entorno, em escala local ou até global.

Mas você já deve ter se perguntado…Se tem tanta gente que não está nem aí para o meio ambiente, o que eu fizer, fará diferença?

Bem eu acredito que sim, pois, por mais que seja um pequena parcela de mudança, ainda sim é uma mudança, é uma consciência a mais em prol do nosso bem estar e do nosso próximo…e, como a nossa vó já dizia, de grão em grão, a galinha enche o papo! Quanto mais informações possuímos, mais temos condições de fazer nossas escolhas! E o exemplo é o melhor ensinamento! Com nossas atitudes, podemos inclusive ajudar na transformação de nosso próximo!

Quais são então os benefícios de ser ecologicamente correto?

Além do óbvio que é diminuir seu impacto no planeta, essas pequenas atitudes ajudam a simplificar nossa vida, e muitas vezes, reduzem gastos com as compras e contas da casa.

E como começar?

Tudo tem um começo. Faça mudanças gradualmente! Não adianta de um dia para o outro querer transformar sua vida inteira! Às vezes pode até dar certo, mas a chance de essa mudança virar um hábito para a vida toda é bem pequena. Certa vez me disseram que se você mantém uma atividade por mais de 21 dias, essa atividade de torna um hábito! Pode ser em relação a acordar mais cedo ou restringir um alimento da dieta…ou, ser mais ecologicamente correto!

Algumas dicas simples!

  • Você pode optar na próxima vez que comprar papel higiênico, por um feito com papel reciclado.
  • Utilize lâmpadas fluorescentes, além de mais econômicas (o que diminui a conta de luz), algumas podem durar até 12 anos!
  • Se você toma um cafezinho no trabalho, nada melhor do que levar sua própria xícara ou caneca, evitando acrescentar mais um aos milhões de copos descartáveis jogados fora anualmente.
  • Sempre que possível, utilize sacolas retornáveis em vez de sacolinhas plásticas ao fazer compras.
  • Repense a quantidade de vezes que você troca o seu celular. Em geral as pessoas trocam a cada 18 meses!!! E ainda por cima descartam de forma inadequada poluindo o ambiente com metais pesados.Procure consumir de forma mais consciente. (Leia meu post sobre Consumo Responsável).
  • Procure portanto, utilizar os aparelhos, móveis ou objetos o máximo de tempo possível, consertando ou restaurando, afim de que prolongue seu tempo de vida! Cuide deles, assim duram mais tempo!
  • Procure ler atentamente quando for ao supermercado, os rótulos dos produtos. Pode parecer bobagem mas muitas vezes consumimos alimentos sem nem mesmo saber sua origem e seus componentes. E a partir disso, podemos escolher opções mais saudáveis e ecologicamente corretas.
  • Faça uma lista ao ir para o supermercado, evitando comprar alimentos em demasia, pois assim evita o desperdício (Leia meu post sobre Dia Mundial da Alimentação – Dia Mundial do Desperdício).
  • Para economizar água da descarga, encha uma garrafa d’água e coloque dentro da caixa acoplada do vaso sanitário, isso ocupará espaço e será a quantidade de água economizada a cada descarga! Imagine a diferença ao longo de um ano?!
  • Quando for comprar uma máquina de lavar, opte por uma de abertura frontal, pois utilizam até 60% menos água do que a de abertura superior.
  • Conserte vazamentos e torneiras pingando, uma torneira pingando pode gastar até 90 litros de água em uma semana!
  • Instalar controle de fluxo nas torneiras e no chuveiro ajudam muito a economizar água.
  • Água quente em casa representa quase 30% da energia que gastamos. Tente sempre lavar roupas e a louça com água fria e veja o quanto pode economizar!

Gostaram das dicas??

Então até breve!

418507

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s